quinta-feira, 22 de março de 2018

Uma diversão tauromáquica em Anadia - 1919 - Curia

" A Curia, o canteiro mais florido da Bairrada, onde há uma estancia de águas medicinais afamadas do norte ao sul do paiz, acaba de ser dotada com uma Praça de Touros que é dirigida pela Empreza Tavares, Vicente & Cª.
A inauguração desta Praça realizou-se no dia 25 de Julho, tomando parte na lide os mais laureados artistas do Campo Pequeno, como Teodoro Gonçalves, Falcão de Vila Franca, Agostinho Coelho e Francisco Rocha, a quem couberam as honras da tarde e o arrojado espada Alfero. A falta inesperada de José Casimiro por motivo de doença, causou algum desânimo mas nem por isso a corrida deixou de ser explendida.
No dia 3 houve na mesma Praça uma garraida que nada deixou a desejar tanto em gado como em artistas. A Praça estava á cunha como se vê nas fotografias, ficando demonstrado que é relativamente pequena, apezar da sua lotação ser de 3.000 pessoas aproximadamente, pois além das muitas pessoas que não puderam entrar, temos a notar a irregularidade dos comboios que fez com que muitas pessoas não viessem. Porém vai ser ampliada. Nesta garraiada tomou parte o célebre António Preto e a sua troupe e bandarilharam os melhores noveis do Campo Pequeno. Tourearam a cavalo o arrojado e destemido Miguel Bombarda e o distinto amador José Maria d' Almeida.--------------J. Rolo



Touradas na Curia - Ilustração Portuguesa, II Série, n.º 796
Clichés de A.S. Martins, da fotografia Dóra, de Arcos Anadia

Nenhum comentário:

Postar um comentário