quinta-feira, 22 de março de 2018

AVELINO BAPTISTA - FADO ANADIA





Tudo indica que o 4.º conde de Anadia, José Maria de Sá Pereira Menezes Pais do Amaral, à epoca da sua morte, não vivesse em Anadia. Aliás, o próprio Palácio dos Condes de Anadia, foi edificado em Mangualde. No então, dúvidas não existem que a origem dos primeiros condes de Anadia, é efectivamente em Anadia.



Segundo reza a lenda, e conforme texto que retiramos da blogosfera, o 4.º conde da Anadia morreu aos 31 anos, em 1870, deixando três filhos e muita saudade nos que com ele privaram. Quatro anos depois, em 1874, o guitarrista José Maria dos Cavalinhos compôs um fado a que chamou Anadia, em sua homenagem. Cesária cantou-o e a música tornou-se um clássico.

Avelino Baptista - Fado Anadia
Disque pour Gramophone G.C.-62908
1903 - Lisboa


E é assim com este pequeno texto que ( repetimos, não é da nossa autoria), iniciamos este blogue, com a imagem de um simbólico disco da nossa colecção, sendo talvez, em termos de iconografia, uma das imagens mais representativas da inografia anadiense.


Este terá sido o segundo fado " Anadia" registado em disco, no ano de 1903 em Lisboa. O primeiro, cuja gravação não dispomos, foi registado no Porto em 1900, aquando da primeira sessão de gravação de discos em Portugal, por Reynaldo Varella.




Nenhum comentário:

Postar um comentário