sexta-feira, 14 de agosto de 2020

1973 - Sangalhos - Publicidade - Caves Aliança - Angola

O tempo de uma taça de Aliança

Tempo de encontro.
Tempo de alegria. Tempo de festa.
Mas também... tempo de fermentação, de cuidado, de qualidade.

O tempo do verdadeiro
método champanhês
no melhor vinho espumante português.

1973, Revista " O Notícia,  n.º 734, Angola.
Caves Aliança-Sangalhos-Lisboa

sábado, 8 de agosto de 2020

1971 - Anadia - Américo Tomaz em Anadia

No passado 30 de Março, na sua passagem para Aveiro, onde foi inaugurar o Conservatório Calouste Gulbenkian, o Senhor Presidente da República atravessou a nossa Região, tendo sido durante o percurso, entusiasticamente saudade pela população.

1971- Jornal da Bairrada

À entrada do concelho de Anadia, foi o sr. Almirante Américo Tomás cumprimentado pelos Presidentes da Câmara Municipal e da Comissão Concelhia da A.N.P. e por outras entidades daquele concelho, seguindo pela Malaposta, onde estava muita gente que o saudou e Sangalhos, com a rua principal enfeitada, recebendo saudações das entidades da freguesia, organizações inudstriais e desportivas e de muito povo, que dispensou ao Chefe de Estado carinhosa recepção.


Imagens do Arquivo da RTP - 30.03.1971

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

1935 - Avelãs de Caminho - Ricardo Seabra Moura

Ricardo Seabra Moura 

A « Acção Nacional» gostosa e reconhecidamente publica nas suas colunas o retrato do sr. Ricardo Seabra Moura, conterrâneo nosso, qu eno Brasil trabalha e prospera; e do Brasil mais uma vez enviou para os pobres de Avelãs de Caminho - sua terra natal - e para o Hospital de Anadia, dois importantes donativos.





É uma homenagem simples, a que lhe prestamos, mas que é sincera como devida, a quem não se esquece nunca, - mesmo lá de longe - dos seus conterrâneos necessirados de pão e de agasalhos, como de médico e de remédios. ( ...) Merecem respeito e louvor atitudes como as do sr. Ricardo Seabra. E não somos nós, que deixaremos no esquecimento gestos desta natureza, menos para elogiar quem os pratica, do que para os apontar como exemplos, a quem pode cooperar no bem, que é necessário multiplicar, nomeadamente nestes tempos de crise aguda.


Que o sr. Ricardo Seabra, com a nossa simples mas sincera homenagem, receba o testemunho do nosso reconhecimento pela lembrança real com que benefeciou os pobres da sua terra e o Hospital de Anadia, que se ergeu e abriy, para acolher os pobres a quem tudo falta - até mesmo a lareira, o tecto e a enxerga.



Recortes do Jornal " Acção Nacional", de Junho de 1935.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

1955 - Avelãs de Caminho - Viagem do Presidente do Brasil através da Bairrada


O Chefe de Estado brasileiro, na sua recente visita ao nossa Pais, a quando da triunfal viagem ao Norte, atravessou a nossa Região por entre estusiásticas manifestações populares.(...) O presidente Café Filho, que conhece pessoalmente alguns desses bairradinhos, sentiu bem a sinceridade dessas manifestações que, comovidamente agradeceu, e que, com certeza, nunca mais esquecerá.

1955  Jornal da Bairrada

 Estas manifestações atingiram grande brilhantismo em Avelãs de Caminho, onde o cortejo presidencial parou. 

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

1904 -Anadia - Rainha Maria Pia em casa de José Luciano de Castro



" A primeira visita official que a Srª Maria Pia fez depois que assumiu a regência do reino, foi ao nobre Presidente do Conselho de Ministros, sr. Conselheiro José Luciano de Castro e a sua ilustre e respeitabilíssima família"


A srª D. Maria Pia foi a casa do nobre Presidente do Conselho para lhe significar a consideração e o apreço em que tem as suas qualidades e os seus serviços á Coroa e ainda para se informar minuciosamente dos negócios do Estado cuja gerência acaba de assumir temporariamente pela sahida dos Monarcas para o extrangeiro"



" Demorou duas horas a conferência. Durante ella, a srª D. Maria Pia conversou com o sr. conselheiro José Luciano de Castro, mostrando-se muito satisfeita, pelas suas melhoras; e, no final, depois de tomar chá com a illustre familia do nobre Presidente do Conselho, conversou a sós, durante alguns minutos, com a Srª Maria Emília Seabra de Castro, dirigindo a esta senhora palavras de affectuosa estima e consideração"


Recortes do Jornal Soberania do Povo