sábado, 18 de abril de 2020

1957 - Moita - Homenagem ao Poeta Cavador # 2

Busto de Manuel Alves, na sua localização original ( foto retirada do site http://carreirosdebustos.blogspot.com/)

Vale do Boi,a dois quilómetros da sede da freguesia da Moita, vestiu as melhores galas, como terra de Manuel Alves, a fim de começarem por ali as homenagens do poeta, falecido há 55 anos. A povoação foi pequena para conter tanta gente ia de muitas terras, nomeadamente Mortágua e Coimbra.

Às 9h30, na missa da linda capelinha da terra, celebrada pelo Rev. Padre Alfredo Simões Rei, que fez linda homilia, estava por assim dizer toda a gente do lugar.

1957, Maio, Jornal da Bairrada


" A ( banda de ) música de Anadia, apresentou-se muito bem, sob a hábil regência do Sr. Correia, de Coimbra. Descerraram-se duas lápidas: uma na casa onde nasceu o poeta, outra no largo principal da terra. No descerramento da promeira falou o sr. José Maria Simões; no da segunda, os srs. António Simões Ferreira e Fernando Martins Ferreira, todos muito aplaudidos.



1957, Maio, Jornal da Bairrada

Pelas 16 horas, teve lugar a romagem ao cemitério, com as crianças das escolas à frente, logo seguida da música e grande multidão. Junto da campa do poeta falaram Manuel Fernandes Flores e Tomás da Fonseca.

1957, Maio, Jornal da Bairrada

(...) O busto do poeta foi descerrado pelo octagenário sr. Manuel Martins da Costa, que acompanhou muitas vezes à guitarra Manuel Alves, quando este entrava nas suas desgarradas nas romarias da Bairrada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário