segunda-feira, 27 de abril de 2020

1956 - Manuel Alves - Vai ter um monumento na sua terra

Manuel Alves

O « Poeta Cavador »

vai ter um monumento na sua terra
1956.04.16 - Jornal República

Manuel Alves, o « Poeta Cavador» cujos versos encantaram alguns dos nossos maiores vates, vai ter um monumento na freguesia da Moita, concelho de Anadia, pois ali nasceu no sítio de Vale do Boi.
O monumento, que será erigido no centro do mercado, local sempre muito concorrido, é da autoria do escultor Raúl Xavier, devendo-se esta iniciativa aos conterrêneos do poeta residentes no Brasil. A cerimónia da inauguração efectuar-se-á em Julho próximo.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

1843 - 1901 - Manuel Alves Poeta Cavador # 3

1843 - Certidão de Baptismo  de Manoel Alves

Aos quinze dias do mês de Outubro de mil oito centos e quarenta e trez nasceo no lugar de Valeboi Manoel que baptisei a vinte e um do dito mes e anno, filho de Constança solteira e de pai incógnito. neto materno de José Alves e de Rosa Maria e de avô incógnito
( o Prior  José Alves de Oliveira)


1901 - Certidão de Óbito de Manoel Alves

Aos vinte e quatro dias do mez de Julho do ano de mil novecentos e um, ás doze horas da manhã, no logar de Valle do Boi desta freguesia de S. Thiago da Moita, concelho de Anadia, Diocese de Coimbra, falleceu, tendo recebido o sacramento da Penitência, um indíviduo de sexo masculino, com o nome de Manuel Alves Simões, d' idade de cincoenta e oito anos, solteiro, jornaleiro, natural e morador no dito logar, filho illegitimo de Constança de Jesus, solteira, jornaleira, também de Valle do Boi, o qual não fez testamento, não deixou filhos e foi sepultado no cemitério público desta freguesia.(....) O Padre Serafim Martins.






É o Alves que canta agora,
Senhores dai-me atenção,
Vou cantar duas cantigas
Daquelas que melhor são.

O meu canto principio,
Visto que assim me pertence;
Mas não quero que alguém pense
Que venho em desafio...
Nem eu mereço elogio
Da gente que está de fora,
Nem minha voz é sonora,
Nem tem tal delicadeza...
Sei só dizer com certeza:
É o Alves que canta agora.

Esta pouca inteligência
Que de mim estais a escutar,
Se ela vos incomodar,
Ouvi-me com paciência.
Bem podia a Providência
Fazer-me outro Salomão!
Mas faltando esse condão,
Peço aqui, seja a quem for,
Por especial favor:
Senhores, dai-me atenção.

Eu tenho lido na história,
Profana, como sagrada;
Mas o ler não vale nada
Ao que é falto de memória.
Nem tu, do canto ó vitória,


Transcrição da época de um poema de Manoel Alves. 
De notar que Manoel Alves, era analfabeto. A transcrição do poema acima referido nunca será do próprio Manoel Alves. Provavelmente trata-se de uma cópia manuscrita do livro coligido por Thomz da Fonseca " Manoel Alves - Versos de um cavador"


terça-feira, 21 de abril de 2020

1971 - Anadia - Publicidade - S.I.S. Sachis # 2

SIS SACHS - Veículos motorizados
Porto- Anadia-Lisboa

1971- Jornal da Bairrada - Publicidade recorrente

1937 - Anadia - Legião Portuguesa

Legião Portuguesa em Anadia

"Vai num « crescendo» que é uma alegria e uma certeza para a nossa alma de nacionalistas, a inscrição de legionários no concelho de Anadia. O nosso concelho, irmanado com Portugal inteiro, integrou-se e compreendeu a alta finalidade patriótica que inspira a Legião Portuguesa, e alistase numerosamente, valentemente e com fé"


1937.04.03. Acção Nacional
Hoje somos cem. Amanhã, quando os exercícios começarem, quando o ambiente for rasgado pelas primeiras fardas e pelos primeiros emblemas, quando alguns descrentes se deixarem contaminar pelo nosso entusiasmo, pela nossa sinceridade e pela nossa fé, seremos dusentos, tresentos ou possivelmente mais.

1934.04.11 Acção Nacional

Amanhã. domingo os exercícios começarão imperetrivelmente, ás 8h. da manhã ( oficiais). Devem comparecer em Anadia os legionários de todo o concelho, excepto os das freguesias de Oís, Paredes e Vilarinho, que comparecerão à mesma hora em Ois do Bairro, onde lhes será dada a intrução.

1934 - Anadia - Convite - Sessão de Propaganda ao Estado Novo

Convite 


A Comissão Municipal da União Nacional de Anadia, convida o Povo do Concelho de Anadia, a assistir á posse das suas comissões de Freguesia e á sessão de propaganda do Estado Corporativo que se realisam no domingo, 13, às 14 horas oficiais no Teatro de Anadia


1934.05.05 Acção Nacional

domingo, 19 de abril de 2020

1951 - Anadia - Rancho dos Olivais

Rancho dos Olivais de Anadia 

Rancho dos Olivais de Anadia - foto 1950/1951 - Jornal da Bairrada

1940 - Anadia - Café Central

Pensão e Café Central 

de Maria Emília do Rosário


Foto de 1940, inserida na brochura das Festas do Centenário de Portugal, exemplar de propaganda regional

sábado, 18 de abril de 2020

1937 - Anadia - Declaração anti - comunista


Declaração 

Eu abaixo assinado, declaro por minha honra, que repudio abertamente todas as ideias subversivas, nomeadamente o comunismo, o anarquismo e a maçonaria e que integro sinceramente integrado no Estado Novo Corporativo de Salazar...

Anadia, 2 de Abril de 1937

----------- Soares
27.03.1937, Acção Nacional

1957 - Moita - Homenagem ao Poeta Cavador # 2

Busto de Manuel Alves, na sua localização original ( foto retirada do site http://carreirosdebustos.blogspot.com/)

Vale do Boi,a dois quilómetros da sede da freguesia da Moita, vestiu as melhores galas, como terra de Manuel Alves, a fim de começarem por ali as homenagens do poeta, falecido há 55 anos. A povoação foi pequena para conter tanta gente ia de muitas terras, nomeadamente Mortágua e Coimbra.

Às 9h30, na missa da linda capelinha da terra, celebrada pelo Rev. Padre Alfredo Simões Rei, que fez linda homilia, estava por assim dizer toda a gente do lugar.

1957, Maio, Jornal da Bairrada


" A ( banda de ) música de Anadia, apresentou-se muito bem, sob a hábil regência do Sr. Correia, de Coimbra. Descerraram-se duas lápidas: uma na casa onde nasceu o poeta, outra no largo principal da terra. No descerramento da promeira falou o sr. José Maria Simões; no da segunda, os srs. António Simões Ferreira e Fernando Martins Ferreira, todos muito aplaudidos.



1957, Maio, Jornal da Bairrada

Pelas 16 horas, teve lugar a romagem ao cemitério, com as crianças das escolas à frente, logo seguida da música e grande multidão. Junto da campa do poeta falaram Manuel Fernandes Flores e Tomás da Fonseca.

1957, Maio, Jornal da Bairrada

(...) O busto do poeta foi descerrado pelo octagenário sr. Manuel Martins da Costa, que acompanhou muitas vezes à guitarra Manuel Alves, quando este entrava nas suas desgarradas nas romarias da Bairrada."

sexta-feira, 17 de abril de 2020

1957 - Moita - Homenagem ao Poeta Cavador # 1 -


A propósito da Homenagem ao Poeta Cavador 

( Uma entrevista com o sr. José Alves de Faria

Presidente da Junta de Freguesia da Moita)


José Alves de Faria, Presidente da Junta de Freguesia da Moita, em 1957



Excertos da referida entrevista, publicada no Jornal local " Jornal da Bairrada"



"Não há qualquer objectivo inconfessável e escuro na iniciativa a que deitámos ombros. Trata-se, simplesmente, de render preito ao mérito dum valor da nossa terra cujas trovas andam, ainda hoje na boca de muita gente. Sou do tempo em que era mesmo uma questão de brio trazê-las na ponta da língua, sempre prontas a ilustrarem os descantes das vindimas e desfolhadas"


Um dos « busílis» que custou a resolver foi a escolha do local em que deveria ser erigido o monumento. Tanto Vale de Boi, como Anadia e Luso disputaram, à Moita, essa honra, tendo todas as localidades aduzido argumentos razoáveis. Os que militam a favor da Moita parecem, porém, de mais peso e daí ter-se optado pela sede da freguesia do Poeta.

1957, Jornal da Bairrada
"Estamos gratos à vereação anadiense, não só porque nos cedeu o terreno onde vai ser deposto o busto, como também por se ter apressado a dar, a uma rua de Anadia, o nome do Poeta Cavador. É a rua que vem dar à Moita. 


1957, Jornal da Bairrada
" O que vai acontecer no próximo dia 5 ( de Maio de 1957) será, fundamentalmente, uma manifestação de carácter popular, na qual será protagonista esta gente rude que cresceu a ouvir falar do talento de Manuel Alves..." 

1957, Jornal da Bairrada

quinta-feira, 16 de abril de 2020

1958 - Publicidade - Vinhos Regalão

1958 - Publicidade 

Para boa disposição beba vinhos Regalão

1958 - Jornal da Bairrada

1934 - Récita da Caridade -Maria Alice - Dispensário de Famalicão

Récita da Caridade 

Em benefício do Dispensário de S. João de Deus de Famalição, realisa-se no dia 7 do corrente mez no nosso teatro uma récita com fados e canções pela afamada cantatriz Maria Alice. 


1934.04.07 - Acção Nacional

Maria Alice - Imagem retirado do portal Museu do Fado

Vae ser por certo uma boa casa, dado o fim a que se destina essa récita e a nomeada que tem entre nós a afamada Maria Alice.


Disco de 78 rpm  Brunswick, de 1929 Carta para a prisão/ Vida triste

quarta-feira, 15 de abril de 2020

1934 - Moita - Tuna Popular Os Teimosos

Na sede provisória da tuna popular os Teimosos, procedeu-se no dia 14. p.p. á eleição dos novos corpos gerentes para a direcção que há-de organizar os estatutos e pedir a sua aprovação superiormente.
Ficaram eleitos por unanimidade:Presidente - José Alves de Faria; Vice-presidente - Agostinho Dias Ferreira; 1.º Secretário - Liberato Escada; 2.º Agostinho Gomes Santiago; Tesoureiro - Crispim M. Heleno; Director interno: Alberto M. Heleno; Vogais: Veríssimo M. Galante; José Ferreira Bonito e António R. da Costa

1934.08.04 - Acção Nacional

No passado dia 18 do corrente, realizou-se na sede da tuna referida, um animado baile que durou até de madrugada. A tuna apresentou-se muito bem, pelo que feliciramos a rapasiada na pessoa do seu esforçado regente nosso digno amigo sr. Manuel Gomes Fernandes ( o Leonardo).
Fazemos votos para que esta iniciativa não se perca, como tantas vezes tem acontecido na nossa terra e que só a tem dimunuído aos olhos de todos. "

1934.08.04 - Acção Nacional



terça-feira, 14 de abril de 2020

1934 - Moita -Tuna Popular « Os Teimosos»

Na sede da Tuna popular « Os Teimosos» realizou-se, no passado dia 24, do corrente, o 1.º baile oferecido à Direcção.

24.11.1934  Acção Nacional

O regente da referida Tuna, Sr. Manuel Gomes Fernandes ( O Leonardo) mais uma vez demonstrou a sua já conhecida competência, bem como, todo o grupo musical, a sua boa vontade.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

1934 - Anadia - Cinema Sonoro em Anadia

Cinema Sonoro - Canção de Lisboa


Na noite de 16 de Junho realiza-se no nosso Teatro a passagem do film sonoro - em português- Canção de Lisboa, que em toda a parte onde tem sido exibido tem produzido justificado sucesso. 

Pela primeira vez passará no ecran de Anadia um filme português e para portugueses

1934, 02.06. 1934 - Acção Nacional

Os bilhetes se encontram à venda na Central de Adelino Mamede.  Anadia vae ter a ocasião de ver um dos melhores filmes sonoros portugueses, senão o melhor.

domingo, 12 de abril de 2020

1905 - Anadia - Associação Vinícola da Bairrada


Associação Vinicola da Bairrada

Vinhos Espumosos typo Champgne 

( Bairrada)


Esta associação obteve na exposição de S. Louis o Grand Prix, único que veiu para Portugal, para esta qualidade de vinhos, que são: SECO, RESERVA, EXCELSIOR, QUINTA DO PRADO E MONTE CRASTO e offerecem confronto com os melhores estrangeiros.

29.01.1905 Soberania do Povo


quarta-feira, 8 de abril de 2020

1887 - Anadia - Plano de organização da Escola Pratica de Viticultura e Pomologia da Bairrada




Escola Pratica de Viticultura e Pomologia da Bairrada - Decreto de 30 de Junho de 1887 

Livreto de 11 páginas, contendo o Decreto com o Plano de organização da Escola Pratica de Viticultura e Pomologia da Bairrada.

1973 - Anadia - Vinhos da Bairrada em Moçambique


(...) Entretanto a Sociedade Vinícola Moçambicana está já a engarrafar e distribuir vinho " Solar" branco e tinto, proveniente da região da Bairrada. Este vinho tem tido óptima aceitação entre o público consumidor, já por se tratar de um vinho de características excelentes do tipo seco. Um dos importantes mercados desta marca tem sido a Rodésia, onde é muito apreciada"

Revista Tempo - 15.04.1973