quarta-feira, 27 de novembro de 2019

1935 - Anadia - Os copofonistas

Há gentinha que não concorda com o título do Grupo Excursionista, porque, - dizem- é deprimente para as pessoas que d'ela fazem parte, e até para as outras.
A título de informação devemos dizer, que, Copofonista é todo aquele que toca « Copofone» e «Copofone» no dizer de Cândido de Figueiredo e Francisco Torrinha é « uma série de copos que, pela fricção, produsem sons mais ou menos harmónicos»!

Foto do grupo dos Copofonistas - Acção Nacional 17.07.1935




 Entretanto nós devenos dizer, em abono da verdade, que, quando baptisamos o Grupo com o título de « Os Copofonistas» quisemos apenas dizer que todos quantos d'ele fazem parte gostam de beber o seu copinho honrando assim a Região da Bairrada que produz o melhor vinho de Portugal! Mas d'ai até se classificarem de bêbados vai uma grande distância.

Para o seu passeio anual parte amanhã o grupo excursionista de Anadia denominado « Os Copofonistas». O seu itenerário este ano é: Coimbra, Louzã, Castanheira de Pera, Alvaiazare, Ourem, Fatima, Batalha, Alcobaça, Nazaret, Marinha Grande e Figueira da Foz




 Da sua excursão regressaram a Anadia, deveras surpreendidos e encantados com as belezas panoramicas que disfrutaram, o grupo excursionista local « Os Copofonistas» (...) Em Anadia existe um grupo de excursionistas que jovialmente e em homenagem ao velho deus mitológico Dionísios, tomou para a sua firma a seguinte legenda expressiva e altamente sugestiva « Os Copofonistas».




Recortes do Jornal Acção Nacional de Julho de 1935


Nenhum comentário:

Postar um comentário