segunda-feira, 30 de setembro de 2019

1939 - Anadia - Convocatória da Legião Portuguesa

Convocatória da Legião Portuguesa, aos cidadãos de Anadia, para realização de exercícios militares em Anadia, no ano de 1939

Acção Nacional, 1939, dia e mês ão apurado.

domingo, 29 de setembro de 2019

1913 - Anadia - Feira em Anadia

" Na vila d' Anadia realisa-se no domingo, 2 do próximo mês de Março, a inauguração duma feira creada ali pela Câmara Municipal, no primeiro domingo de cada mês.


Gazeta de Coimbra, 22.02.1913

A Câmara não cobra durante o ano de 1913 importância alguma pela ocupação das barracas ou logares ocupados pelos feirantes.

1912 - Anúncio da inauguração do mercado mensal de Anadia

Em finais de 1912, era anunciado no Jornal de Anadia, a realização do mercado mensal de Anadia

Jornal de Anadia, 28-12-1912


" Até que enfim... Anadia vae ter um feira mensal! Eureka !Depois de deseseis annos de luta e de propaganda em que,, sem desfalecimenos nem desanimos, tanto nos empenhamos pela inauguração, n'esta villa, d'um mercado mensal que resumisse a afirmação do esforço colectivo dos anadienses em prol dos seus interesses e das suas prosperidades (....) a creação do referido mercado é já um facto consumado"



1942 - Anadia - Abertura do ano escolar - Colégio Nacional

Fundado em 1937 ( e hoje em ruínas),   posteriormente  Escola Secundária de Anadia.
Anúncios de 1942.





1913 - Anadia - Exames Primários

Notícias de Coimbra, onde se regista alguma indignação pelo facto de nenhum aluno do sexo feminino ter reprovado no exame primário escolar.

Gazeta de Coimbra, 23.08.1913

" Não adimitimos, por exemplo, que no círculo escolar de Anadia as alunas fossem tratadas com tantos requintes de ferocidade que nem sequer fosse contemplada com uma reprovação"

1914 - Vila Nova de Monsarros - Prevenção importante

" José Maria Caetano, da freguesia de S. Vicente, de Lisboa e Maria da Costa, de Vila Nova de Monsarros, Anadia, companheira daquele, dois indigentes que há uns dois meses vagueiam pelas ruas da cidade, sabendo que havia sido enterrado um suíno que morrera de qualquer doença, foram-no desenterrar para utilisarem a carne"

Gazeta de Coimbra, 31.01.1914

" Preso o Caetano e a sua companheira, na esquadra, declararam proceder assim, porque a necessidade a isso os obrigou"

sábado, 21 de setembro de 2019

1941 - Uma corrida ciclista - Grande prémio de Anadia

Anadia-Tondela / Tondela- Anadia


Concorrentes ao grande prémio de Anadia : Bartolomeu, Manique, Faísca, Eduardo Lopes, Viegas, Martins e Lourenço.


Albuquerque ( Faísca) e Joaquim Fernandes, entre os participantes, ambos vencedores da volta a Portugal em bicicleta.


1898 - Anadia - As corridas internacionaes do Gymnasio Aveirense

" E' no dia primeira do proximo mez que se realizam as corridas internacionais « Coimbra Aveiro», promovidas pela secção velocipede do Gymnasio Aveirense"

Diário Ilustrado, 09.04.1898

(...) o itenerário será a estrada Real á Mealhada, Anadia ( Mala Posta), Águeda, estrada para Aveiro.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

1914 - José Luciano de Castro - Oração fúnebre proferida no Templo da Igreja da Trindade no Porto

Capa do "livro" contendo a oração fúnebre proferida no Templo da Igreja da Trindade no Porto, pelo cónego Bernardo Chouzal, nas exequias promovidas pela comissão executiva do partido progressista da mesma cidade, no dia 27 de Abril de 1914.


O cónego Bernardo Chouzal

A ornamentação da igreja

Um das mais de 25 paginas que constituiam o elogio funebre proferido pelo cónego Chouzal.

1914 - José Luciano de Castro - Exequias no Porto


Chouzal. O elogio do finado chefe progressista foi uma tocante oração feia na castiça linguagem que aquele ilustre orador emprestou na sua predica sobre o " Regícidio e Regnícidio" que Fialho d' Almeida prefaciou ao sair em volume essa bela peça d' oratória sagrada.


Ilustração Portuguesa, 21.03.1914

As solenes exequias por alma do sr. conselheiro José Luciano de Castro realisadas na egreja da Trindade no Porto foram uma impoentíssima cerimónia a que assistiram muitos centenares de pessoas da primeira sociedade da capital do norte.

Ilustração Portuguesa, 21.03.1914



Anadia - 1913 - José Luciano de Castro - Oferta de pasta de pelucia

A pasta de pelucia azul com cantos, monocromada e data em prata que foi executada pela oficina «Dora» de Arcos de Anadia e oferecida ao sr. José Luciano de Castro no dia do seu 78.º aniversário por uma comissão de amigos

Ilustração Portuguesa, 29.12.1913


O antigo chefe do partido progressista foi alvo d' uma manifestação dos seus amigos na sua casa da Anadia, onde reside desde a proclamação da Republica.(...) Com um grande concurso do povo, os admiradores do velho político entregaram-lhe n'uma pasta magnífica uma mensagem de saudação pelo seu aniversário.

São Lourenço - 1900 - Louvor pela creação e sustentação de escola primaria mixta

Em 21.09.1900, o Diário Illustrado, de Lisboa, noticiava a uma portaria " louvando um cidadão da freguesia de S. Lourenço, concelho de Anadia, pela creação e sustentação de uma escola primaria elementar mixta"


Curiosamente, na  consulta ao Diário do Governo de Setembro de 1900, não encontramos a Portaria em causa.

1900 - Mogofores - Abertura de concurso para provimento de Igreja

Em 30 de Janeiro de 1900, era noticiado no Diário Illustrado de Lisboa, a abertura de concurso para o provimento da igreja de Nossa Senhora da Conceição em Mogofores, Anadia

1895 - Vendas da Pedreira - Filhoses que embebedam

" No logar das Vendas da Pedreira deu-se há dias um acontecimento deveras extravagante. O moleiro faltara a uma família com a farinha de milho para a bora; na terra não havia estabelecimento que vendesse e a pobre precisava acompanhar o que se chama conduto com algum coisa que envolvesse farinha. O que fizeream em tal collisão ?

Diário Illustrado, 16.07.1895

Como tivessem em casa farinha de trigo, resolveram fazer filhoses: pois assim evitariam a despeza do conduto. Da travessa pejada dos apetitosos bolos, todos os familiares da casa comeram abundantemente. Beber... agua de Espairo que é magnífica ! Mas qual não foi o espanto de todos quando se viram completamente embriagados e torcendo linhas como qualquer devoto a S. martinho ?! É que eles tinham moido o trigo sem lhe escolherem o joio, coisa que, comida com abundância, produz a embriaguez completa.»

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Anadia - 1926 - Hospital asilo José Luciano de Castro


Aspecto do Hospital Asilo José Luciano de Castro, em 1926, por altura da inauguração do monumento em Anadia, na actual Praça do Município.

( Foto - Revista "Ilustração")

1912 - Anadia - Monte Crasto - Eclipse solar

No dia 17 do corrente, precisamente á hora prevista e annunciada pelos sabios, deu-se o eclipse do sol que, entre nós, pouco faltou para ser total. Durante algum tempo viu-se distintamente o planeta Venus, esse luzeiro matutino que, afora estas ocasiões, só nos é dado contemplar antes do nascimento ou depois do ocaso do astro Rei.


Um grande número de pessoas d' esta villa fizeram do monte Crasto o seu observatório astronómico

1898 - Anadia - Preso por roubar carne de porco

" Na sexta feira, pelas 10 horas da noite, acompanhado por quatro cabos, e vindo de Sangalhos, onde fez um roubo de carne de porco, deu entradana cadeia d' esta villa um rapaz que se presume pertencer a uma quadrilha que infesta estes sítios, pois são já muitas as queixas de roubos feitas estes últimos meses"

Diário Illustrado, 21.02.1898

CURIA - 1921 -Exposição de arte decorativa - Cunha Barros

" A exposição de arte decorativa que o distinto artista aveirense Cunha Barros acaba de inaugurar no Casino da Curia com uma conferência do nosso amigo Leal da Câmara foi uma verdadeira revelação de arte e de um grande gosto regional"

Ilustração Portuguesa, 24.09.1921

A sua arte decorativa entra no domínio das artes úteis ou da arte social e por isso os seus primeiros passos n'esta carreira difícil o torna simpático aos que são de opinião que a Arte com A grande não é um mero passatempo.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

1926 - Anadia - José Luciano de Castro - Cerimónia de descerramento de monumento


" A cerimónia de descerramento do monumento erigido à memória do Dr. José Luciano de Castro, político insígne da monarquia, que, filho desta linda terra, tanto se desvelou nos seus progressos"
Ilustração, 16.08.1926


Ilustração, 16.08.1926
Foto de grupo de alguns familiares e convidados, nos jardins do palacete de José Luciano de Castro, em Anadia.

domingo, 15 de setembro de 2019

1927 - Curia - Festas de Verão - Palmira Bastos

Ainda inserido nas Festas de Verão da Curia, em 1927, Palmira Bastos, uma das grandes vedetas da época ( e de sempre ) do teatro português do sec. XIX e XX, esteve presente naquele evento.

Revista ABC, Agosto de 1927

Revista ABC, Agosto de 1927
 Aspecto geral da recepção de Palmira Bastos à chegada à Curia.

Revista ABC, Agosto de 1927

Revista ABC, Agosto de 1927
Cortejo que acompanhou a "charret" de Palmira Bastos. Nas mesmas festas estiveram presentes a actriz Lucília Simões e o actor Erico Braga.

Curia - 1927 - Festas na Curia - Kermesse para os pobres da Bairrada

Inserido nas festas de Verão de 1927, na Curia, para além da corrida de automóveis, foi organizada uma " kermesse" em beníficio dos pobres da Bairrada.



Aspecto geral da Kermesse



Fotos da revista ABC, de 1927

Curia - 1912 - Tuna da Curia - Agradecimento

" A Tuna da Curia" e a direcção respectiva veem por este meio agradecer, reconhecidissimos, a todos os seus assignantes d' Aguim, Grada e Mealahda a captivante amabilidade com que se dignaram recebê-los por ocasião da visita que lhes fizeram no dia 17 do corrente"

Jornal de Anadia, 30.11.1912

Não pode deixar de especialisar n'este seu protesto de gratidão o sr. Carlos Ruas, d' Aguim, que mais uma vez os confundiiu com extremos de attenção e amabilidade
.

Anadia - Cancioneiro Popular

Cancioneiro Popular de Anadia, segundo Diário Illustrado de Lisboa

Diário Illustrado, 22.02.1899

Moita - 1898 - Expropriação

" Pelo ministério das Obras Publicas publicou-se hontem o seguinte decreto:

Diário Illustrado, 20.03.1898

" Declarando de utilidade publica e urgente as expropriações de uma casa, em Anadia, e uma parcella de terreno, em Carvalhaes da Moita, para construção de um lanço da estrada real n.º 10, entre Anadia e Mogofores."

sábado, 14 de setembro de 2019

Anadia - 1899 - Vindimas


" No principio do proximo mez de Setembro é provável que n'esta região comecem as vindimas, pois que está quasi toda a uva madura"

Diário Illustrado, 21.08.1899


" A' hora que estou escrevendo, 5 e meia da tarde, está pairando sobre esta villa uma violenta trovoada, acompanhada d' alguma chuva"

- Teve hontem logar a festividade a S. Mamede, padroeiro de Famalicão. Assistiu a philarmonica d'esta villa"

Avelãs de Cima - 1913 - Falecimento

" Com a bonita edade de 101 annos falleceu no logar da Cerca, fregeusia de Avellãs de Cima, d'este concelho, a Sra Cypriana Maria de Jesus..."

Jornal de Anadia, 15.02.1913
" A fallecida havia nascido em 1812 n'uma povoação d' aquellea freguesia que ha muito deixou de existir e se chamava o Manteiro.

Vilarinho do Bairro - 1912 - Desastre Fatal no balseiro

" No Domingo passado morreu afogado núm balseiro de vinho, em Vilarinho do Bairro, o lavrador Manoel Gomes Cadima.

Jornal de Anadia, 14.09.1912

O infeliz, segundo consta, estava como costuma dizer-se, um pouco alegre e, nao prevendo a gravidade do perigo a que ia expor-se, saltou para dentro do balseiro na intenção do mexer o vinho; como, porem, o bagaço não tinha a consistência precisa para aguentar o peso foi logo ao fundo perecendo asffixiado.

Moita - 1911 - Desastre e morte no balseiro de vinho

" No dia 26 deu-se no logar da Moita, mais uma d'aquelles desastres que todos os annos é costume darem-me por occasião da feitura de vinhos;(...) Abel Gomes de Santiago d'aquelle logar, ao subir a um balseiro de vinho cahiu, supondo-se por ter quebrado o degrao da escada por onde subia e tombou dentro do mesmo balseiro."

Jornal de Anadia, 30-09-11

Ou por que o cheiro do vinho o asphyxiasse, ou por qualquer outro motivo desconhecido, não pode levantar-se, sendo ali encontrada já sem vida"

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

1906 - Emilia d' Oliveira - Fado Anadia

Mais uma gravação do "Fado Anadia", desta vez por Emília d' Oliveira, em 1906.


Duarte Silva/ Emília d' Oliveira 
Homophon Company 9088/9050
Faça com eu/ Fado Anadia 
1906

1911 ( ?) - Reynaldo Varella - Fado do conde d' Anadia

Os primórdios da gravação sonora não permitiam datações muito rigorosas. Mas apontando para 1911, Reynaldo Varella (re)grava o Fado de Anadia para a Favorite Record, aqui com selo local da Luzofone Ideal.


Reynaldo Varela ( Sr) 
Luzofone Ideal 45635/45636 
Fado do conde de Anadia/ Fado dos desejos 

Anadia - 1895 - José Luciano de Castro ( sentença polémica)

Sentença polémico a favor de José Luciano de Castro, mais tarde revogada, aos olhos do Diário Illustrado de Lisboa ( jornal pro Partido Regenerador Liberal) ( recortes de 12.01.1895; 13.01.1895, 2.03.1895 e 28.04.1895)









" O Sr. José Luciano encontrou na Anadia, seu solar, um juiz accommodaticio e de boa vontade, - amicus eerlus - que lhe validou e julgou procedentes, por sentença, embargos oppostos contra uma execução fiscal"



" Também não falra quem note ser o sr. conselheiro José Luciano de Castro também contribuinte em Lisboa e aqui dever entrar com uma collecta predial."



" Poe embargos a essa execução allegando « que os contribuints não podem ser compellidos a satisfazer as presentes contribuições, visto não haver lei que as legitime» e o sr. Juiz de Andia dá rasão ao embargo. 
Em todos os caos, a sentença seria irregular e affastar-se-ia sempre dos termos do direito, como o demonstra a jurisrpudência seguido pelo supremo tribunal de justiça"





" O tribunal da relação revogou hoje, por unanimidade, a sentença proferida pelo Juiz da Anadia no processo do Dr. Cabcella, julgando improcedentes os embargos, mandando prosseguir a execução e condemnando o aggravado nas custas e sellos do processo."