quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

1933 - Anadia - Estação Vitivinícola da Bairrada

 

1933 - Revista Renascença

Na estação Viti-vinícola da Bairrada-Anadia funcionou este ano um curso de vinificação superiormente dirigido pelos engeheiros srs. Mário dos Santos Pato e Albano Homem de Melo.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

1914 - Moita - Notas faltas

Notas Falsas


Tem aparecido ultimamente n’esta villa e concelho grande número de notas faltas de 5$00.

1914 - Jornal de Anadia

No talho do sr. Joaquim Maçãs foram apresentadas duas, que teem os n.ºs 09181 e 09193 da serie H-C. Foram apreendidas e entregues á auctoridade administrativa, que procede a investigações.

Nota de 5$00, circulada em Portugal entre 1913 e 1921

Por suspeitas de ser passador de notas falsas foi capturado hontem na feira da Moita, achando-se encerrado na cadeia d’esta villa Manoel Martins, da Truta de Cima, concelho de Mortágua.









 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

1914 - Os barateiros da Moita - Casa Comercial A. Ferreira & Irmão


Casa Comercial de A. Ferreira & Irmão

Os barateiros da Moita

Moita – Anadia

1914 - Jornal de Anadia

Este estabelecimento o mais bem montado e sortido da localidade, tem em depósito, riscados, flanelas, armures, zefires, fazendas para fotos e sobretudos, lenços, colarinhos, cobertores, colchas e gravatas.

Secção de ferragens para todas as obras, adubos chimicos, rolão marca SS, garrafões, rafias, guarda-chuvas, postaes ilustrados, materiais de construção, grande quantidade de calçado feito em Vizeu, artigos agrícolas.



Secção de mercearias, azeito por junto e a retalho, o especial café d’ A Brazileira, bacalhau de 1.ª qualidade, conservas, vinhos finos e tintos da Bairrada, vinho espumante, arroz especial, biscoitos de várias procedências, bolachas ?? o saboroso biscoito de Viana do Castelo.

Exportadores de vinhos para África, Brazil, etc.
Modicidade de preços
Seriedade nas transacções.

domingo, 15 de janeiro de 2023

1922 - Uma partida da "camotage" no Lago da Curia

1922. Revista ABC


Aproveitando as vantagens do Palace Hotell do Bussaco, fomos jantar à Curia e, com espanto, à borda do lago do Parque dessas águas, ouvimos chamar o nosso nome. Mais admirados ficamos ao encontrar remando com «entrain» em nossa direcção, o nosso querido amigo e gerente do A « A B C » sr. Mimon Anahoru que ali estava fazendo a sua cura de águas com ótimos resultados.


 
Da Curia para Coimbra a estrada é má e de Coimbra para Lisboa, que fizemos por Leiria, Caldas e Torres, o nosso conceito e conselho é este: Srs. Automobilistas:

Enquanto as estradas estiverem no estado em que se encontram até Coimbra ou desde Coimbra metam os seus automóveis no comboio e sigam pelo caminho de ferro. É muito mais barato e, sobretudo, muito mais cómodo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

1943 - Caves Monte Crastro

Para as grandes Festas... Uma grande marca: 
Monte Crasto

Grande Vinhoo espumante natural

A única marca portuguesa premiada em França ! 
As maiores e mais antigas caves de Portugal !

1943 - Revista Renascença

 

1860 - Eleições legislativas - Circulo de Anadia

 

Em Anadia foi renhida a contenda. Apresentaram-se dois candidatos; o sr. Sampaio deu o seu apoio aquelle que se achava identificado com a política do governo; e o nome do sr. António Luiz de Seabra foi excluído do parlamento. Esta finura do ministro do reino custa a compreender ! Diz-se, todavia, que o sr. Fontes não adoptara o sr. Seabra porque isso desagradava a alguém que s. exª tinha como influência no distrito, influência que sem o apoio das espingardas dos cabos da polícia sairia derrotada da urna da própria ….da sua localidade e que assim mesmo deve a maior parte da votação às labutas que se fizeram, chegando n’uma assembleia a darem-se trezentas descargas em nomes de eleitores que se achavam ausentes !  


1860- Diário de Aveiro

Consta-nos que ao administrador do concelho de Anadia dissera o sr. Sampaio “ trabalhe com os seus amigos por todos os meios lícitos mas tome conta em não se exceder, porque antes perder  eleição do que fazê-la vingar sem respeito às disposições da lei.

No círculo de Anadia houve, pois, reencontro entre dois candidatos locais e o resultado foi favorável ao sr. Cancella, que preteriu o ilustre autor do Código Civil.